quarta-feira, 21 de março de 2012

BEM-VINDOS À HISTÓRIA DO MESTRE LAGO


Os amigos, companheiros e admiradores de Mário Lago estão convidados a conhecer ou rever um pouco das extensas e movimentadas vida e obra desse militante e artista, na exposição montada no Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro (Praça da República, 173). Um dos destaques é uma Linha do Tempo relacionando a rica trajetória do homenageado a fatos da História do século em que viveu.

A mostra reúne alguns achados, como a recém-descoberta letra do jingle Todos às urnas feito por Mário Lago para candidatos do Partido Comunista Brasileiro, provavelmente nas eleições de janeiro de 1947, antes do PCB ser mais uma vez cassado, o que ocorreu em 7 de maio. O documento foi encontrado este ano, no Instituto Astrojildo Pereira, e enviado para a família pelo amigo e jornalista Franklin Martins, companheiro de longas jornadas.

Os visitantes da exposição encontrarão ainda fotos, correspondência, originais de obras, áudios, vídeos, atas com depoimentos prestados em diferentes prisões e os curiosos bilhetes que o artista enviava para a família, entre outros documentos. Dois ambientes foram especialmente recriados: um bar tipicamente carioca (como os da antiga) e um quarto prisional, que guarda as memórias dos cárceres políticos.
A cerimônia de abertura da exposição Eu, Lago sou – Mário Lago, um homem do século XX acontecerá no dia 26 de março, segunda-feira, às 18 horas. No dia seguinte, 27, a mostra será aberta à visitação pública, ficando em cartaz até 24 de maio, sempre de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h. Não percam!
A mostra tem curadoria de Mario Lago Filho, coordenação-geral de Mariana Marinho, coordenação de pesquisa de Pedro Paulo Malta, direção de arte de Beto Herriote e produção da Dona Rosa Produções. O patrocínio é da Prefeitura do Rio de Janeiro e do Governo do Estado do Rio de Janeiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Comentários obscenos, ilegais, ofensivos, anônimos ou de caráter publicitários não serão admitidos
- Não aceitamos spam
- Seu comentário está sujeito à aprovação prévia do moderador
- Obrigado pela visita! E volte sempre!