terça-feira, 6 de março de 2012

NOME DE MULHER

Zeli, Pietra, Andrea, Graça (eu), Vanda, Elena, Juliana, D. Chiquinha - as melhores mulheres da vida de Mário Lago

O Dia Internacional da Mulher já vem chegando e se impõe como tema do blog por dois motivos: estar sendo feito por uma mulher e ser dedicado a um homem que cantou muitas mulheres.
Sem entrar na intimidade de um cidadão que durante anos foi considerado um emérito mulherengo, a verdade é que Mário Lago cantou o público feminino como poucos. Oito de suas músicas foram batizadas com nome de mulher, havendo musas de todos os feitios e temperamentos.
As menos conhecidas (hoje) são Nancy, Rosinha (Bonita) e Ana Maria. Minhas preferidas são Gilda (“Ela sai e esquece de voltar/ E quando volta/ Não dá confiança de se explicar!”), Valquíria (“tem personalidade/ é mulher de verdade/ está sempre com a razão”) e, por razões sentimentais, Lili (“quando se aborrece, fala!/ se está triste, fala!/ se está alegre, fala!”) – as mais tinhosas.
Mas as que se destacam são mesmo as longevas e popularíssimas Aurora e Amélia. A última, então! Gerou polêmica e, por isso, virou até verbete de dicionário! – no do Antonio Houaiss, consta como sinônimo de “mulher amorosa, passiva e serviçal”; para o Aurélio Buarque é a “mulher que aceita toda sorte de privações e/ou vexames sem reclamar, por amor a seu homem".
Cá por mim, discordo. Acho que o problema da Amélia é o conformismo diante da realidade. Mas ela não tem nada de serviçal.  
Essa discussão parece antiga? Pois está na ordem do dia. Setenta anos depois de ser criada e virar sucesso, Amélia volta a mobilizar opiniões. Abaixo, vocês podem ler duas delas http://sergyovitro.blogspot.com/2012/03/joao-santana-em-nome-de-amelia.html
Aproveito para um rápido agradecimento: alô, Jorge Henrique e Nilton Hernandes, obrigada pelo aviso sobre o artigo do João Santana!

E VIVA O DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES!!!!!!!!!!!!

2 comentários:

  1. Meu Deus! Faz anos que procuro quem canta a música Valquiria. Tenho esse nome por causa da letra desta música. Meus avós chegaram a me dar um disco (rotação 78, acho kkkk), mas uma vez fui assaltada e levaram o disco embora. Por acaso sabe onde posso encontrar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, Walquiria,
      a música é de 1953, uma parceria de papai com o Erasmo Silva, gravada pelo cantor Gerardi. Há cinco anos, foi regravada pelo mestre Monarco, em um CD comemorativo aos 95 anos de nascimento de Mário Lago. Não está à venda. Vou tentar postar no blog.
      Grande abraço
      Graça

      Excluir

- Comentários obscenos, ilegais, ofensivos, anônimos ou de caráter publicitários não serão admitidos
- Não aceitamos spam
- Seu comentário está sujeito à aprovação prévia do moderador
- Obrigado pela visita! E volte sempre!