quarta-feira, 25 de abril de 2012

É O MEU CAVALO!


No livro Meia porção de sarapatel, Mário Lago narra uma historieta que trata do olhar que cada um de nós lança ao que nos cerca.
O ator Ramón Novarro estava passeando em uma feira de artesanato, na cidade do México. De repente, sua atenção se fixou em um quadro lindíssimo: um cavalo. Desenho perfeito, linhas irretocáveis. Tudo tão autêntico, tão sabor de vida, que até lhe deu vontade de parodiar Michelangelo: “Relincha! Que mais te falta?”.
Mas, passado o primeiro impacto do entusiasmo, causou-lhe certa estranheza um detalhe: o corpo do animal era cheio de bolas das mais variadas cores - vermelhas, amarelas, azuis, verdes, roxas... Uma verdadeira palheta de pintor acabada de comprar, quando as cores ainda não se misturaram.
Ao lado do quadro estava um homem que, atendendo a uma pergunta do Ramón Novarro, apresentou-se como sendo o autor daquela pequena maravilha.
- Lindo trabalho, o seu. Poderia estar numa galeria famosa.
- Obrigado, senhor.
– Mas há uma coisa que... não leve a mal minha observação... Um cavalo com bolas de tantas cores, como este aí ... não existe.
O homem levantou a cabeça pela primeira vez, e foi como se nada visse à sua frente. Falou para o horizonte, olhos fechados, batendo na testa com o dedo indicador:
– É o meu cavalo.
A história despertou a minha curiosidade: qual a imagem que Mário Lago, tão relacionado à imagem, projetou?
Fui à internet (gente, como é difícil pesquisar imagem!) e encontrei alguns desenhos e caricaturas dele, a maioria feita em homenagem ao centenário. Infelizmente, não encontrei algumas famosas, como as criadas pelos grandes Paulo Caruso, Ziraldo, Jaguar, Millor Fernandes, Lan e Ique durante a vida e na morte de papai (a do Chico Caruso encima esta página, com muita honra). Mas achei outros grandes. Eis o resultado, supercurioso, de como Mário Lago pareceu aos olhos dos outros (clique nas imagens, para ver em tamanho maior e em sequência).





Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Comentários obscenos, ilegais, ofensivos, anônimos ou de caráter publicitários não serão admitidos
- Não aceitamos spam
- Seu comentário está sujeito à aprovação prévia do moderador
- Obrigado pela visita! E volte sempre!